sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O povo português anda desorientado

Então minha gente, já estão mais calmos?
Bom, vamos lá a ter calma, que se andam a rasca a contar os trocos, irem para o hospital, só vão arranjar mais despesas.

Ora no passado dia 14 de Novembro, foi dia de greve geral. E isto deixa.me um tanto ao quanto preocupado.
Vamos lá ver se nos entendemos...

Vou para o alto da minha estupidez, e parece.me bastante coerente que, uma vez que atingimos cerca de 870 mil desempregados em Portugal, não acho de todo difícil  que esta greve tenha tido a maior adesão dos últimos tempos. Até porque estes 870 mil habitantes, já estão infelizmente a fazer greve forçada a muito tempo.
Até aqui, não há grande coisa a entender.

O que realmente me preocupa, é que ligo a televisão e reparo que as pessoas andam realmente desorientadas. Nota-se cada vez mais, nas atitudes do povo português.

Acho curioso, que nos directos da casa dos segredos, vá uma gaja para a rua que ficou famosa por levar uma patada no focinho, perguntar aos portugueses se acha bem as nomeações, ou quem é que saiu, e o que acham a cerca dos concorrentes. Meus amigos, se as pessoas estivessem tão bem informadas sobre a situação do país, como estão em relação à casa dos segredos, acreditem que se calhar não estávamos como estamos.
Conseguem opinar sobre tudo o que esteja relacionado com a casa mais famosa do mundo. e eu a pensar que era a assembleia da republica. Mas uma vez que não é, a nível de falatório, estão muito taco a taco.

Já estou a imaginar a Teresa Guilherme a entrar pela Assembleia a dentro e começar:
- P.C. (Passos Coelho), então o menino esta semana portou-se muito mal com os seus colegas (portugueses)! Quer me contar o que aconteceu?
E o P.C.: - Oh Teresa, eu já não sei que fazer, Teresa... Aqui dentro é muita pressão. Só quem está cá dentro é que sabe...
Teresa: - Então mas o que é que se passa? Não estou a entender!
P.C. - Oh Teresa, eu vim para aqui ser eu próprio, a confiar nas pessoas, e depois quando se revelam é só falsidade.
Teresa: - Então mas esta semana adivinhou um segredo... não me quer falar disso?
P.C.- Pois foi Teresa. Já andava a desconfiar a algum tempo, que o M.R. (Miguel Relvas), não era quem dizia ser. Quando lhe fazia perguntas sobre o economia e direito, ele atrapalhava-se todo, e só me sabia falar nos tempos do Rancho. Ainda bem que não trouxe para aqui o acordion. Afinal o segredo dele, é que tinha pago o curso sem fazer uma única cadeira.
Oh Teresa, já toda a gente sabia que ele não era carpinteiro, como é que podia fazer alguma cadeira?
Teresa:- Pois... A mentira tem perna curta... Esta semana está nomeado para sair da casa. Está nomeado com o seu colega V.G. (Vitor Gaspar), quem é que acha que os portugueses vão escolher para abandonar a casa?
P.C.: - Oh Teresa, já toda a gente sabe que o mais provável é que mais cedo ou mais tarde tenha de sair eu.
O V.G., é como se não estivesse cá. eu nem me lembro de ninguém a falar com ele aqui dentro. As pessoas aqui só se lembram dele antes de ir para a cama, até porque antes de o conhecer sofria de insónias, e ele parece que foi picado pelo mosquito tse tse.
Acho que essa é a arma dele. É pôr toda a gente a dormir, e as pessoas acabam por se esquecer do que ele disse. Quando ele diz a segunda palavra já todos nos esquecemos da primeira que tinha dito.
Eu aqui dentro estou a fazer o meu jogo, eu estou aqui para jogar e para ganhar dinheiro. O resto não quero saber, enquanto os portugueses me quiserem cá é isso que vou fazer, tentar amealhar o máximo de dinheiro possível, e continuar a jogar.
Teresa: - Pronto, pronto! Vá para dentro e chame-me o Vitor Gas...zzzZZZZ...
Acho que era muito mais divertido!

Mas voltando atrás, acho curioso, as pessoas terem uma capacidade astronómica para opinar em relação à casa dos segredos, e quando se vê numa manifestação serem feitas perguntas aos portugueses sobre a razão de se estarem a manifestar, dá a sensação que metade nem sabe muito bem o que está ali a fazer, ou tão pouco sabe o que se passa com o país.
Nunca repararam? Aquela gente que estão em pulgas para vir falar para a televisão, e quando conseguem, abrem a boca e não sai nada. Do tipo dizem muita coisa, mas aquilo exprimido  daria uma boa conversa num jardim zoológico com um animal qualquer.

Outra coisa que me tira o sono, é que com tantas greves de polícias, estivadores, militares, etc, a vinda da Popota Merkel, não tenha calhado no dia da greve dos polícias e militares. Penso que seja falta de organização do povo português. Ou isso ou má vontade. Cortava-se o mal pela raiz.

Depois e voltando ao tema, noto realmente que o povo português anda muito desorientado.
Ao início quando começou as manifestações e não sei quê, a malta ligava a televisão e o que parecia ao olhar para a manifestação, era o mais parecido ao Carnaval da Bubadela. Era ver mascarados, cartazes irónicos, só faltava mesmo os carros alegóricos e os cabeçudos.
Depois a imagem mudava, e era o teatro a manifestar-se na rua, com peças contra a crise no meio da rua, que parecia aquelas animações das noites de verão.
Muda a imagem e vê-se uma orquestra filarmónica a tocar no meio da praça.
Enfim, pelo menos era divertido  e fazia bem a cultura e ao ego. Até porque o povo português e muito de folias. Tudo serve para sair a rua vestidos de matrafonas.

Agora ligamos a Tv e damos conta que a manifestação mais parece uma final da taça.
Vamos lá a ter calma!
Então estes meninos passam de Carnaval a batalha campal?
Mas está tudo maluco? Então e aquela bela imagem da menina abraçada ao policia que correu o mundo e nos considerou o povo mais pacifico e ordeiro da Europa?
Não sei se sabem, mas assim estamos a perder a razão.

Lembrem-se do 25 de Abril de 1974 quando se deu a revolução dos cravos. Conseguimos mudar o sistema, e nem uma bala foi disparada. Até porque as armas estavam entupidas com cravos.
Mas foi uma coisa pacifica, e deu belíssimos resultados.
Quer dizer, então a malta faz greve, para no dia a seguir darem trabalho extra aos calceteiros?
Estão a ser um bocado egoístas!

E parem lá de enfardar nos polícias. Mas o que raio estão a espera  que aconteça?
Vamos lá a ser racionais. Então os policias, são os que arriscam mais a vida pela nossa segurança, são das forças mais mal pagas do país, estão a fazer o trabalho deles, porque com o que ganham, se tirarem um dia de trabalho, ficam sem dinheiro. E esta gente o que faz? Desatam a aviar pedras aos coitados.
Acho que está aqui qualquer coisa mal.

Bom vamos lá a te calminha sim?
Manifestar sim, greve sim, mas tudo com muito juízinho e sem prejudicar os que estão do nosso lado também, mas que ainda assim tem de fazer o trabalho deles. Falo claro dos policias.

Deixo-vos com um vídeo, que quanto a mim, é o melhor de sempre.
Abraços sem pedradas e aquele polícia com sorte de se agarrar a alentejana.



4 comentários:

  1. Sobre o video:

    http://blasfemias.net/2012/11/12/o-lamentavel-video-do-prof-marcelo/

    Cumprimentos
    Susi (alema, que vive a 10 anos em Portugal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Igualmente.

      Mais uma vez obrigada para o artigo sobre o Sparky.

      (agora vi o meu primeiro comentario e tem que ser "ha" 10 anos)


      Eliminar
    2. Não tens de agradecer.
      Este tipo de assuntos aflige-me sempre bastante.
      E tento fazer tudo para ajudar.
      Espero que resulte, e o Sparky, tenha todas as condições para recuperar.
      Peço-lhe só que faça o mesmo e passe a palavra.
      Abraço

      Eliminar