quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A missa do Galo e a viúva Leopoldina

Ai...Ai... Que bom é estarmos na época natalícia...
Psiu, está caladinho (amigo imaginário) se não ficas sem prendinhas. Olha que este ano estou a pensar oferecer-te uma garrafa de reserva 20 anos, da melhor casta de Antrax.
A vida não vos parece bela, quando saímos de casa, com o nariz a pingar e a ouvir nostálgicas melodias de Natal, pelas colunas roufenhas que instalam nesta época pela rua fora, que parece que nos estão a perseguir?
E fungarmos ao ritmo da quinquagésima mil versão do Jngle Bells?

Hoje estava a ler um jornal, e um senhor respondia quando lhe perguntavam onde ia passar o ano novo: "Todos os anos vou ao fim de ano na rua. Mas este ano o programa é miserável, devia haver dinheiro para uma boa passagem de ano e nem iluminação de jeito puseram":
Ora aqui está, qual poupar qual quê meus amigos! Afinal é natal ou não? Vamos lá a por quantidades industriais de luzes por tudo o que é canto, para o senhor ir passar o ano novo a rua! Mau, mas estamos a brincar? Qual crise qual quê!
É mesmo a tuga. O país quase na falência, impostos a aumentar, ordenados, reformas e empregos a diminuir, e com o quê que o Tuga se preocupa? Na iluminação de natal!
Ai, ai! O povo é mesmo assim, passamos o ano todo a rasca, mas natal é natal, e o menino Jesus fica só um pouco mais aborrecido nas palhas deitado, se não esbanjarmos o máximo dinheiro possível nesta época.
Até porque a crise é para os outros. Nós cá, é mais concentração de pais natais, a maior árvore de natal da Europa (vista da Lua a olho nu), etc...
Dá-me a impressão que a crise entra também de férias nesta época. É entrar num Shopping ou Hipermercado qualquer, e tentar descobrir onde é que a crise nesta época se meteu. Por um lado e o duende do nosso 1º a anunciar cortes e a dizer que estamos na miséria, e que isto está mal para todos. Por outro lado e ver o povo a esbanjar dinheiro no natal que é uma coisa parva. Afinal leva-me a pensar que a crise é só para alguns. Ou isso, ou o povo está mesmo convencido que o mundo segundo os Maias, vai mesmo acabar na entrada de 2012, e pensam: "Oh quero lá saber! Se o mundo acabar, para onde vamos todos, não devemos precisar de dinheiro. Assim com assim, pelo menos fazemos boa figura a oferecer prendinhas a todos, e já não temos de pagar os empréstimos ao banco! Que se lixe!"

Outra coisa que me choca, é terem escolhido a passára Leopoldina para campanhas de solidariedade. Uma pessoa nem chega a entender que espécie de ave é aquela que mais parece a mulher do Poupas da Rua Sesamo.  Gostava então de deixar uma pergunta no ar: Não deveria ser algo alusivo ao natal? Tipo um bacalhau, uma prenda mutante que fala ou um Peru? Neste caso os Americanos é que têm sorte. Se em vez da Leopoldina, fosse antes um Peru, depois da acção de graças, já não se ouvia falar mais dela!
E a Popota? Mas que raio se passa? É impressão minha ou desde que ela se juntou a família Carreira, anda com a mania? Que coisa mais ridícula... Eu tinha mil piadas sobre a Popota, mas sinceramente nem sei por onde pegar... Deixo para vocês postarem aqui algumas ideias disparatadas sobre a Popota.

E de uma vez por todas, alguém me consegue explicar porque raio na noite de natal se reza a missa do galo?
Eu ouvi dizer que quando o menino Jesus nasceu o galo foi o primeiro a ver e a cantar a meia-noite pela primeira vez. Mas esta história não me convence. Porque eu vivo num sitio rodeado por galos, que parece que o despertador avariou, e cantam de hora a hora, meia em meia hora de sete em sete minutos... quando lhes dá na real crista! Portanto por esta lógica, certamente que quando nasci o galo também cantou, e ninguém dedica a missa a estes galos. Ao menos rezavam ao galo de Barcelos, que sempre é um símbolo da nossa gente. Eu cá se fosses aos galos ia para a rua gritar pelos mesmos direitos! Mas espera lá isso eles já fazem todos os dias... Bom não interessa. A não ser que este galo seja marido da Leopoldina, que mandou rezar uma missa em memória do marido depois de ter feito uma bela canja.
Faz lembra a história que me inquieta desde sempre: Porque é que o coelho da Páscoa têm a mania de parir ovos? Isso sim é brutal e deveria ter uma missa, porque só pode ser milagre. Mas vou deixar esta história para a altura da Páscoa. Prometo!
Bom tenho de ir tomar a medicação e prender-me a uma cama.

Saudações a todos os leitores, a Leopoldina, ao coelho da Páscoa a caçador, a Popota Carreira, a todos os pais natais, a... (e interrompe a Teresa Guilherme e diz. "Váaaa! Acabou o tempo! Beijinho querido! Vá para dentro e chame-me o J.C.!)

Sem comentários:

Enviar um comentário