sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carris vs. 3ª Idade

É só de mim... bom se calhar é mesmo só de mim...
Mas, certamente já todos viajaram de transportes públicos, tipo, comboios, autocarros urbanos...
Nunca repararam quando estão numa estação de caminhos de ferro ou paragem de autocarro, um amontoado de pessoas idosas especados a olhar para o painel digital (em formato de Tv), que vai mostrando os horários e as linhas? Passam horas ali! Mas estão a espera de quê? Aquilo não é uma televisão minha gente...
Será que estão à espera  que comece a telenovela das 18 horas? Ou isso, ou estão a espera que da repetição da final da Casa dos segredos 2. Não, mas isto não é nada meus amigos. Estas pessoas chamam-se umas ás outras, para ficarem ali a admirar o painel. Ai, ai...
Já nas paragens dos autocarros, é igual, mas com bónus: primeiro é quando o autocarro chega. É ver os idosos todos a tentar descobrir quem foi o primeiro a chegar à paragem, para depois seguirem ordenadamente para dentro do autocarro por ordem de chegada. Isto é mesmo assim... Ora tentem lá entrar à maluca para o autocarro sem respeitar a ordem de chegada!? Ver o que vos acontece...
Mas não fica por aqui, ainda à entrada, é sempre a complicação dos cartões, que nunca sabem como aquilo funciona, apesar de andarem todos os dias de autocarro.
Mas calma, que isto ainda não é nada. O pior é quando entram, a ver quem consegue arranjar lugar. Quase que andam à bofetada, enquanto olham cheios de raiva para o pessoal que já lá estava sentado.
Se repararem bem, há sempre uns lugares com prioridade a grávidas, idosos e para pessoas com algum tipo de deficiência motora. O problema é que normalmente são só de 4 a 8 lugares. Se a malta nova, calha a não reparar na placa a sinalizar esses lugares e se senta, ai é que está tudo estragado. Mas esta gente realmente pensa que todo o autocarro é assim. pensa que todos temos de ceder os lugares seja em que circunstancia for. Agora, uma coisa, é pedirem educadamente, ou nós quando vemos algum velhote em dificuldades cedermos o lugar. Outra coisa, é esta gente desatar aos berros para todo o autocarro ouvir, e a ofender a torto e a direito quem esta sentado. Que fique aqui bem assente, ceder o lugar, não é sinónimo de obrigatório!
Já em relação a pessoas grávidas, nunca entendi o critério que é usado. Uma pessoa não pode só ser gorda? E os homens com a típica barriga de cerveja a beira da cirrose? Parece que tão de trigémeos em final de tempo. Não passam? Quer dizer, não basta estas pessoas terem momentos de prazer para engravidar, ainda têm prioridade em tudo o que é transportes, hipermercados e não sei quê!
Que culpa é que as outras pessoas têm? Usassem protecção! Quer dizer, eu vou comprar um saco de pão ao supermercado, e tenho de dar prioridade a uma mulher gravida com o carrinho cheio de compras!
Mas voltando aos idosos, realmente a velhice é um posto que se adquire. Estar grávido e fazer pouco dos "pobres" em relação a sua vida sexual activa, e incentivo à taxa de natalidade.

Abraços com prioridade à cirrose!

Sem comentários:

Enviar um comentário