sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

My name is Zé! José...

Ol...(cof)...á min...(cof cof)...a gen...(cof)...te!
Desculpem, engasguei-me!
Olá minha gente, que não conheço de lado nenhum!
Pelo titulo, deve de haver gentinha a pensar que vou falar do ex-primeiro-ministro José Socrates, mais conhecido pela população por: Sócras.
 Mas não! Se falasse dele, era do género:
 Vinha um idoso e dizia: - Isto no tempo do Salazar, é que era! O país não estava com está! Ai e tal, era mau, mas não tinhamos chegado a isto!
A 2ª geração deste idoso respondia: - Isto no tempo do Sócras é que era! Ninguém lhe dava valor, mas agora é que isto está mau! Até porque coelho só no prato e à caçador, acompanhado com relva!
E eu penso, que no tempo do Salazar não se vivia nada bem, e agradeço todos os dias aos que lutaram pela nossa liberdade. Viva o 25 de Abril!!! VIVAAAAAAAA!!!
Entre o Salazar e o Coelho, venha o diabo e escolha. Mas até mesmo para o diabo, não é uma escolha fácil...
Eu até acho que o próprio menino Jesus, deve estar a pensar: "Porque raio não nasci eu antes no 25 de Abril em vez de Dezembro? Se calhar não tinha acabado privado da liberdade pregado a uma cruz!"

Mas vá, não era nada disto que quero falar hoje.
O que vos quero falar hoje, é muito simples.
Porque raio, os pais levam tanto tempo a escolher o nome para os filhos? Não é por nada, nem me quero meter na vossa vidinha. Mas já repararam, que por muito que os pais escolham o nome, ninguém os vai chamar pelo mesmo? Nem os próprios pais, quanto mais os outros.
Por exemplo, os pais chamam José ao puto, registam o nome do cachopo, e toda a gente começa a chama-lo por Zé ou Zézito. Já os desgraçados dos Franciscos, é a mesma treta. Fica Chico o resto da vida! E como se já não bastasse, ainda lhe acrescentam um atributo, do tipo: Chico Padeiro, Chico Bate-Chapas, etc, consoante a profissão. Ou ainda lhe metem um grau de parentesco antes: Ti Zé da Tasca.
Mas com as mulheres é a mesma coisa. Por exemplo, eu não conheço nenhuma Suzana. Conheço sim, muitas Sus ou Xanas. Susana, nada! E nada que é uma maravilha. Já foi aos jogos olímpicos e tudo.
Eu próprio, tive um azar do caraças. Se não vejam: o meu primeiro nome é Eduardo, pois nunca ninguém me chamou assim. Normalmente ou é Dudu, Duda, Edu, e ainda por cima são todos nomes abichanados! Quando eu digo que me chamo Eduardo, ainda ficam espantados, e dizem: "Não sabia que te chamavas assim!". Com o meu segundo nome Miguel, é exactamente o mesmo. Para a minha família toda sou o Mi! E eu estou a pensar em acrescentar o bemol.
Deixo então uma pergunta para todos os pais: não seria mais fácil porem logo Zé, Chico, Xana?
Tínhamos de ser um país de Marias e Zés!
Um abraço ao meu Ti Zé do Barco!

Sem comentários:

Enviar um comentário