quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novo acordo ortográfico Tuga

Hoje madruguei (estranhamente), porque tive de ir fazer mais uma viagem de comboio até Coimbra.
Quando entrei no transporte (amigo do ambiente, entenda-se), e como aquela hora, a metade do meu cérebro adormecida, ainda não tinha tido tempo para dar ordem para a outra metade funcionar, muito menos acordar, dei por mim a abençoar as novas tecnologias, enquanto tentava desemaranhar os fios dos phones. Bom, já não é assim tão nova a tecnologia. Falo portanto dos fabulosos Mp3, que na verdade já tenho um Mp4, mas que a malta continua a chamar Mp3, porque Mp4 não soa tão bem, e não parece ter o mesmo impacto no povo.
E perguntam vocês (cerca de 1 pessoa e meia, que faz habitualmente parte do meu imaginário, porque sou uma pessoa sozinha) o que é que esta introdução, tem a ver com este magnífico título (magnifico, porque o meu amigo imaginário me respeita muito, e porque já foi avisado para não se voltar a armar em parvo)?
Ao qual, eu respondo, ao meu amigo imaginário, que teima em fazer perguntas disparatadas a uma hora destas, que o Mp3/4, é provavelmente a melhor invenção do mundo, pelo menos para mim, até porque sou uma pessoa pouco exigente.
A razão para achar isto, foi a mesma que me fez abençoar o Mp3, depois de ter tapado os ouvidos e ter deixado de ouvir as bacoradas dos tugas, que viajam ao nosso lado, e torna desta maneira a viagem mais agradável.
É realmente estranho, que em pleno séc. XXI, e partindo do suposto, que a linguagem verbal, já foi inventada a tanto tempo, que o Tuga ainda não tenha aprendido a dizer algumas palavras correctamente.
Passo a citar alguns exemplos, que me fazem engelhar o nariz cerca de 20º para a esquerda, se for de manhã, a tarde 25º para a direita, a noite não sei, porque está escuro e já não se vê tão bem.
Ora bem, desde que José Sócrates foi para primeiro-ministro, e já não é uma cena recente, apesar de no segundo dia de mandato, já parecia que o homem estava lá á uma eternidade, que praticamente todo o Tuga insiste em mudar o nome do homem para, “Sócras”. Eu acho que até o próprio, já não sabe como se chama.
Outra que me irrita, é que há muita gente em Portugal que não come Hambúrgueres, nada disso, isso faz-se lá fora com os “burgers”. Cá em Portugal, o Tuga come “Âmburgas”! Precisamente “uma âmburga”, (ou mais, consoante a fome).
Neste mesmo sentido, o Tuga não faz compras no Lidl. Mas sim no “Lider” ou a minha favorita, no “Lidulo”, ou “Dulidulo”. E esta gentinha, são as mesmas que comem “salchichas”, ou “Chalchichas”, que metem “Gazoile” no carro, lavam o cabelo com “Champúm”, para cabelos oleosos e flatulência. Eu até já ouvi dizer, que houve gente a comer “pateta (patê) de atum” e que ligam fichas às “pomadas (tomadas) ”da parede.
Vamos lá a acabar com a palhaçada do novo acordo ortográfico, até porque o Tuga já inventou um.

Amando então abraçolas a todos, acentando-me aqui do vosso lado, enquanto como uma âmburga.

Sem comentários:

Enviar um comentário