sábado, 11 de setembro de 2010

Tomar - Estátuas de corninhos ao sol, numa noite de luar.

Olá a todos! ou pelo menos a 1, olha 2, 3... Mau, para lá quieto (amigo imaginário), que já te contei 3 vezes.
Ai a brincadeira!...
Hoje é com grande satisfação, que venho aqui escrever mais umas parvoíces em quantidades industriais, porque se não fosse para isso, nem sequer me dava ao trabalho.
Hoje levantei-me, que é uma coisa que faço habitualmente quando acordo, e estava no melhor sitio que há para ler coisas interessantes: no Wc.
Como entramos agora no mês de Setembro, que é aquele mês que causa habitualmente a chamada depressão pós-férias, quando a malta começa a chegar ás suas cidades para mais onze meses de trabalho, para juntar guita para as férias de verão 2011.
Tomar, arranjou entretenimento para a malta, que nem vai ter tempo para pensar em depressões. Isto porque se vão realizar algumas actividades na cidade, cheias de adrenalina e excessivamente radicais.
Falo portanto dos grandiosos e hilariantes: "I Festival Estátuas Vivas" e "Caracóis ao luar"..
Ora bem, vamos lá ver se nos entendemos, e para ver se ninguém tem um esgotamento, com tanto esforço mental, até porque de físico, tem muito pouco. O "I Festival Estátuas Vivas", tem como slogan: "As estátuas ganham vida em Tomar". Sou só eu que penso assim, ou supostamente as estátuas de vida não têm nada? Mas vá, tratando-se o festival de estátuas humanas, até tem uma certa lógica. Mas continuo a achar, mas isto sou só eu a achar, que tal como as de pedra, as estátuas humanas, não têm grande coisa para se ver, se não o que é considerado mais que suficiente para observar uma estátua humana, já a esticar, uns dois minutos. Mais que isto, ou o cérebro adormeceu, ou estão a tentar competir com a estátua. E a minha pergunta para as pessoas que ultrapassam estes dois minutos, é: o que raio estão a espera que aconteça? Das duas uma, ou estão ali a ver se a estátua é mesmo humana, e tem um deslize, e vai-se mexer a qualquer momento, e não se importam de ficar ali uma boa meia hora, nem que seja para detectar uma piscadela de olhos. Ou estão a ver quando e que a estátua e atacada pelos pombos que adoram fazer pontaria a estátuas. É que se for para isso, eu não me importo de ficar lá a tarde toda a espera.
Agora a sério, não querendo desfazer o brilhante trabalho das estátuas humanas, que reforço, um excelente trabalho, realmente não tem muito para ver ou acontecer, que não se possa ver em dois minutos e deixar uma moeda, porque eles merecem. Até porque o objectivo, é mesmo esse, não acontecer nada, se não a actuação destes senhores, estava a ser mal feita.
Eu acho que os tomarenses já estão cansados e com a adrenalina nos picaros, só de pensar nesta agitação toda que vai ser, até porque durante o festival, podem sempre descansar.
Mas a adrenalina não fica por aqui. Para os mais resistentes e para quem está habituado a cenas mais radicais, pode sempre aventurar-se a participar no alucinante: "Caracóis ao luar", mas repito, só para os mais resistentes e aventureiros, porque isto é uma cena, que requer muito esforço mental e físico, assim como, rapidez e perícia, e nem toda a gente consegue.
Passo então a explicar o evento: consiste em ir para a Mata Nacional dos Sete Montes numa noite de luar, identificar e contar caracóis com bandas (rock ou pop, consoante o gosto do caracol que estamos a identificar), e registar os dados online. E perguntam vocês (o meu amigo imaginário): o que é que o luar têm a ver com os caracóis? Porque, simplesmente volta e meia, há noites de luar, é uma cena normal, que é que querem que vos diga? Só Aproveitaram esse facto, e juntaram dois em um, onde se pode ir para a praça da república, olhar o céu ao telescópio, e observar alguns astros do sistema solar até à galáxia M31, portanto já da para ver a grandeza disto.
Portanto resumindo, é ir para a Mata numa noite de luar, e contar caracóis existentes por lá.
Eu pessoalmente, tenho a certeza, que é a ideia mais genial que ouvi nos últimos tempos, até porque não tenho nada contra os bichinhos, antes pelo contrário, adoro passar horas a vê-los de corninhos ao sol, até que há sempre alguém que me acorda da mesa ao lado, a pedir mais um pires.
Eu acho o evento um pouco disparatado, esta luta desigual, até porque toda a gente sabe, que o caracol, é um bicho extremamente raro, rápido e que se torna perigoso no seu estado mais puro, em ambiente selvagem, ainda para mais, quando se trata de uma noite de luar, não vá um caracolisomem, nos atacar de repente sem estarmos à espera...e fazer-nos mal...com "ranho"...
Mas vai ser um trabalho difícil, apesar da lua cheia, porque os bichinhos têm a mania de se enfiarem dentro de "casa" e não saem por nada, mesmo que os tentem convencer para irem contemplar a lua através do telescópio, eles não vão, até porque eles têm noção que iam cagar a lente toda de "ranho", e depois era chato estar a limpar aquilo, e passavam todos a ver a via láctea.
Realmente, deixando-me agora de parvoíces, não acho que o evento seja de todo original, ou traga algo de novo. Até porque eu quando chega o verão, habitualmente vou contar caracóis por iniciativa própria, e faço-o da maneira mais incrível e difícil, que requer até, bastante perícia, que é contar caracóis usando um palito. Acreditem que mesmo com um palito bastante afiado na ponta, se o caracol não quer sair, não sai e pronto.
Eu já tenho um plano para ganhar dinheiro com esta brincadeira dos caracóis, e deixo aqui a dica, porque não sou egoísta: levem um papel e uma caneta, para apontar os sítios onde existe mais quantidade de caracóis, e deixem lá uma marca qualquer, para depois se orientarem. Seguidamente, vão fornecer esta preciosa lista a troco de dinheiro a snack-bares, tipo informadores infiltrados. Depois vão lá comer um pires, a ver se reconhecem algum.
Eu aposto que se voltarem a repetir esta brincadeira dos "caracóis ao luar", no fim-de-semana a seguir, realmente vai parecer que os bichinhos estão em vias de extinção.
Para o evento, ouvi dizer que já estão alguns participantes confirmados, e segundo consegui apurar, são todos donos de casas de petiscos.
Deixo então um conselho a todos os leitores: quando estes fatídicos eventos terminarem, tirem uma semana para poder descansar. Eu vou fazer o mesmo, até porque contar tantos caracóis com um palito, dá voltas ao estômago, e faz mal a vista...do caracol.

Abraçolas e jolas fexquinhas!
(3 Set.10)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário