sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tomar - de "Piscina" a "Jacuzzi", em plena rotunda

ooooooolÁÁÁÁ...FEXQUIIIINhooooooooooooo!
Desculpem esta idiotice de saudação, mas ainda venho com o síndrome de praia, que é um bichinho que normalmente apanhamos quando estamos a descansar a pança ao sol, e que nos entra pelos tímpanos, quando senhores vestidos de branco passam por nós.
Hoje estou tão feliz, mas tão feliz, de ter voltado de férias para esta pasmaceira a que chamamos habitualmente: "Cidade de Tomar". E cheguei com o meu amigo imaginário, que tentei afogá-lo umas quantas vezes, mas ele não é compatível com a água salgada.
Quando entrei em Tomar, fiquei com a sensação, que incrivelmente me tinha enganado no caminho, e entrei nas ruínas de Cunimbriga. E isto porquê? (pergunta o meu amigo imaginário, e eu hoje até nem me importo, porque ele engoliu muitos pirolitos, e serve como desculpa para estar sempre a meter água na fervura).
Porque, parece que Tomar entrou em guerra, e ninguém me avisou. É só de mim, ou Tomar está totalmente em obras!? Se calhar chegaram finalmente á conclusão, que o melhor é mandar tudo abaixo, e voltar a fazer tudo novo, uma vez que já não tem emenda possível.
Vá, vá, mas então não há também coisas boas para serem faladas de Tomar!? (bom, já tas a abusar com as perguntas). Mas ainda assim respondo, só porque quero, e porque não tenho mais nada de importante para fazer.
Claro que há coisas espectaculares para falar de Tomar, e é com muito agrado que o faço, e se alguém tem que falar, que seja eu.
Finalmente os "senhores do poder" (que são aqueles que apesar de serem como nós, têm o poder de realizar tudo o que lhes der na real gana, com o guito dos contribuentes), descobriram que a famosa "piscina pública" instalada numa rotunda em plena zona histórica de Tomar, já não servia.
Eu confesso, que fiquei bastante surpreendido, até porque não entendo como é que eles chegaram a esta conclusão tão "rapidamente" e sozinhos. Até porque praticamente mais ninguém, tinha reparado na bela obra que ali fizeram. Os que repararam, acharam que era algo divino, tipo os misteriosos e gigantescos símbolos que aparecem nos campos de milho. E eu gosto de acreditar, que esta verdadeira obra de arte, só podia mesmo ter sido construída por extra-terrestres. Eu ainda me lembro, de passar pela rotunda, e ver uma enchente de pessoas, que se deslocavam propositadamente a Tomar, para contemplar aquilo, durante horas (não há nada a fazer, o portuga é mesmo assim...). Faziam quase peregrinações, como fazem a Fátima, para ver a Azinheira onde nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos, depois de comerem cogumelos mágicos, quando vinham de uma rave party, num descampado ali perto.
Mas o que realmente importa aqui, é que alguém percebeu que aquela "piscina" instalada no meio da rotunda, era um tanto ao quanto disparatada, primeiro, porque foi caríssima. Segundo, porque estava sempre parada, para poupar, uma vez que a manutenção daquilo também é carissíma, e a quantidade de coloro que tinham de por, está pela hora da morte.
Então resolveram mandar aquilo abaixo, e passar de "piscina pública", a "jacuzzi público". Ora ai está uma ideia inteligente, e o progresso é mesmo assim, meus caros. Até porque aqueles senhores de pele mais escura (sem precisarem de ir á praia), e que vivem num descampado, ali para aquela zona, mais na saida de Tomar, se tornaram muito exigentes e refinados (lá está, é o progresso e evolução), já andavam fartos de ter uma "piscina", sem água para tomar banho, e quando dava para tomar banho, as luzes feriam a vista. Mas como habitualmente se encontrava vazia, esses "senhores de pele escura", davam cabo das costas, porque não dá muito jeito mergulhar no azuleijo, dá cabo das costas mesmo até para eles. Assim, exigiram um "jacuzzi", porque ouviram dizer, que faz massagens milagrosas ás costas com jactos de água.
Esta mesma população alheia ao povo tomarense, não para de surpreender. Ao que parece, tal como o resto do povo tomarense, tem havido algumas criticas e queixas, em relação á falta de estacionamento na cidade, e estacionar os carros ao pé das barracas "personalizadas", cagava os carros todos com a poeira do chão.
E as entidades competentes a par com a policia, resolveram atribuir alguns estacionamentos "privados", ás viaturas, aparentemente "apreendidas", em frente á esquadra. Ou isso, ou resolveram abir um ferro velho, mesmo ali.
Estou a brincar, não liguem. Esqueci-me de tomar os medicamentos.
Mas agora falando a sério: mas está tudo doido!? Já não era suficiente, ser quase uma missão impossivél, estacionar em Tomar (não querendo desfazer os estacionamentos brutais que fizeram por detráz da Câmara Municipal, e ao pé do Estádio Municipal), como ainda vão ocupar lugares com carros "requesitados" do ferro velho.
Bom, vamos lá por as coisas como estavam, porque já estavamos habituados... e acabar com esta palhaçada. Aquelas viaturas completamente degradadas, só pertencem a um sitio: O acampamen... ferro-velho!

Abraçolas... a toda a gente, vá. Para ninguém se ficar a rir...

                                                                  Piscina Municipal:
Jacuzzi Municipal:


Sem comentários:

Enviar um comentário